O Que É Marketing Olfativo?
Marketing olfativo é uma ferramenta do marketing sensorial, que utiliza o olfato para vender mais através das fragrâncias, ou seja, é a utilização de cheiros cautelosamente estudados para beneficio do varejo. Com ele, é possível atrair novos clientes, aumentar as vendas, aumentar a experiência de consumo e construir a marca.
Ele atua na região do sistema límbico no cérebro, unidade responsável pelas emoções e comportamentos sociais. Dessa forma, ele não é apenas um simples cheirinho em loja, mas também um importante recurso de lembrança.
Seu grande “poder” vem do uso das memórias afetivas, pois elas são relacionadas às emoções. Portanto, o marketing olfativo é capaz de criar um ambiente cheio de lembranças.
Neste caso, geralmente não são usados óleos essenciais e sim essências sintéticas, e podem ser utilizadas em difusores de vareta ou em difusores ultrassônicos. Mas caso a empresa queira proporcionar propriedades terapêuticas na logomarca olfativa, podemos produzir sinergias que beneficiarão tanto os clientes quanto aos funcionários.