aromaterapia no controle dos sintomas do autismo

A Aromaterapia pode ajudar em casos de Autismo

O autismo, em outras palavras também chamado de transtorno do espectro do autismo (TEA), é um problema psiquiátrico. Geralmente é detectado entre um ano e meio e três anos de vida. A condição pode afetar a comunicação, a capacidade de aprendizado e a adaptação da criança. Alguns exemplos de comportamentos podem ser: apatia, atraso na fala, movimentos pendulares de tronco, mão e cabeça, inquietação exagerada, não atender aos chamados, bebês que não mantêm contato visual, ansiedade, agressividade, resistência a mudanças, como um novo alimento ou novo brinquedo. Outro fator que deve chamar atenção é que luzes brilhantes e ruídos altos podem assustar. E como a aromaterapia pode ajudar em casos de autismo?

A Aromaterapia atua não só ajudando no desenvolvimento da criança, mas alguns óleos também acalmam, proporcionando mudanças benéficas de comportamento.

Alguns dos sintomas são também ligados ao Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), os transtornos podem coexistir. Ou seja, é possível uma criança apresentar TDAH com traços de autismo, por exemplo. Devido à dificuldade de sociabilização e comunicação das crianças autistas, alguns pais podem ter receio de sair em público, pois a crise vem a qualquer momento, sendo difícil confortá-las.

Uma característica forte para boa parte dos autistas é a dificuldade em lidar com mudanças. Portanto, seguir uma rotina pré-estabelecida é muito importante para elas.

E inserir óleos essenciais nessa rotina, além de uma atividade terapêutica, pode ser também algo lúdico, relaxante, estimulante, dependendo da forma de aplicação e dos óleos utilizados.

Estudos

O médico Terry Friedmann testou o uso da Aromaterapia em 40 crianças com TDAH na faixa de 6 a 12 anos. Por dois anos, Friedmann observou o efeito dos óleos, que eram inalados durante a noite ou três vezes durante o dia quando as crianças estavam mais dispersas. 

Friedmann concluiu que o uso regular do óleo de vetiver por 30 dias melhorou o padrão de ondas cerebrais, o desempenho escolar e os padrões de comportamento em todas as crianças acompanhadas.

E como a aromaterapia pode ajudar em casos de autismo? Quais óleos são indicados?

Clareza Mental e Centramento

  • Vetiver: ajuda crianças autistas com dificuldade em lidar com mudanças, de uma atividade para outra, e faz com que elas se desliguem de uma tarefa e partam para outra de forma natural. Esse óleo essencial é aterrador. Incentiva a firmar os pés no chão, perceber o mundo que há no entorno. Além disso ele é capaz de acalmar as pessoas em um ambiente. São características que o tornam ideal para momentos de estímulo e aprendizado. Além disso, as propriedades calmantes e relaxantes do vetiver ajudam a amenizar os sintomas de hiperatividade. Inclusive, minimiza a dificuldade de concentração, foco, dificuldade de se organizar e seguir normas e comportamento inquieto.
  • Sândalo: evoca o que chamamos de Clareza Mental. Acredita-se que ele ativa as glândulas pineal – que regula os padrões de sono – e pituitária – que regula outras glândulas e várias funções do organismo como o crescimento. Ele estimula também as amídalas cerebrais, que são responsáveis pelas respostas emocionais. O sândalo, assim como o vetiver, tem a função de aterramento, mas ao mesmo tempo amplia a consciência. Também evoca a calma no autismo.

Relaxamento e Tranquilidade

  • Cedro do Atlas: atua no equilíbrio emocional, e faz isso de várias formas. Fisicamente, no cérebro, promove a disponibilização da serotonina, que é convertida em melatonina, e que permite desfrutar de momentos de tranquilidade, promovendo o sono restaurativo.
  • Lemongrass (Capim Limão): emana relaxamento, tem cheirinho de abraço. Traz o conforto da sensação de acolhimento, e pode funcionar muito bem em situações de desconfiança, como a adaptação das crianças na escola. Ele estimula a conexão familiar e a harmonia.
  • Lavanda: tem um poder inigualável de reduzir o estresse e trazer a sensação de aconchego, que é capaz de levar ao relaxamento. A lavanda também acalma estados conturbados e atua em conflitos emocionais de forma delicada e eficaz.
  • Camomila romana: é extremamente suave, mas incrivelmente potente. Seu poder calmante é capaz de levar a pessoa a níveis profundos de relaxamento, além de promover o bom humor.

Foco e Energia

  • Hortelã Pimenta: traz o frescor necessário para começar bem o dia. Ele é estimulante, revigorante, combate o sono matinal, e pode ser bastante útil com crianças autistas com resistência a sair da cama. Além disso ele estimula a concentração e também tem efeito calmante.
  • Bergamota: a energia promovida por ele ativa a circulação sanguínea. Ele é capaz também de reduzir dores causadas por tensão muscular, relaxando e diminuindo o estresse. Além de tudo isso, é um aroma solar, que desperta a alegria e diminui a predisposição a vícios comportamentais no autismo.

Aplicação dos óleos essenciais

A inserção da aromaterapia pode ser através de massagem, de uma brincadeira, pode estar no ritual de preparação para sair de casa, ou nos preparativos para ir dormir. Existem muitas possibilidades, e são fantásticos os resultados.

Para que o tratamento seja eficiente, e para que a criança não fique estressada com as variações de rotina, é necessário o contato diário com os óleos essenciais. Alguns resultados já são perceptíveis nos primeiros momentos de uso, mas para resultados duradouros é necessário manter o tratamento por dois ou três meses.

Os óleos essenciais citados aqui podem ser usados como coadjuvantes em situações pontuais ou em um tratamento maior, que vise a mudança de hábitos e o desenvolvimento a longo prazo da criança. No caso de optar por definir um tratamento, escolha um ou mais óleos essenciais de acordo com as necessidades (sugerimos não mais do que quatro), e defina a forma de uso de cada um deles de acordo com a rotina da criança.

Um exemplo de rotina com óleos essenciais:

Manhã

Comece com um banho morno na criança, e utilize sabonete líquido com óleo essencial de hortelã pimenta.

Durante o dia

Coloque no difusor pessoal dela uma gotinha do óleo essencial de vetiver, e mantenha-o durante todo o dia.

Noite

Antes de ir dormir, coloque no difusor de ambiente do quarto da criança quatro gotinhas do óleo essencial de lemongrass com um pouco de água. Se ela ainda estiver agitada, faça uma pequena massagem com um creme ou hidratante de massagem preparado com óleo essencial de lavanda nos seus pés ou nas costas.

Todos os óleos essenciais indicados nesse texto são considerados seguros para uso doméstico conforme as indicações. Alguns dos produtos indicados estão disponíveis para compra na nossa loja .

Gostou dessa dica? Para receber mais dicas sobre saúde, beleza e tratamento com óleos essenciais basta seguir nossa página nas principais redes sociais:
https://www.facebook.com/flordelotusaroma
https://www.instagram.com/flordelotusaroma
Visite também os produtos naturais em nossa loja

Comments are closed.