Óleos Essenciais em Bebês e Crianças

Óleos Essenciais em Bebês e Crianças

Ao nascer, estamos prontos para receber informações que darão continuidade à formação de nossa personalidade e caráter. Portanto, fazer uso dos óleos essenciais em bebês ao invés de aromas sintéticos dos quais a indústria cosmética infantil está repleta, fará grande diferença no comportamento da criança.

Ao lidar com óleos essenciais em crianças, devemos nos lembrar de como elas são sensíveis em todos os aspectos. Os bebês possuem a pele muito sensível, o olfato e também o paladar.

Portanto, os óleos essenciais se forem bem administrados, serão muito eficazes para os bebês e crianças não só no contexto curativo fisiológico, mas principalmente no contexto psicológico.

A seguir são mencionados alguns óleos considerados seguros para crianças e bebês:

  • Bergamota *
  • Cedro
  • Camomila romana
  • Cipreste
  • Olíbano
  • Gerânio
  • Gengibre
  • Lavanda
  • Limão *
  • Tangerina
  • Tea tree
  • Laranja doce
  • Rosas
  • Alecrim
  • Sândalo
  • Ylang ylang

* óleos fotossensíveis. Não se expor ao sol após o uso.

Em bebês, a massagem é a forma mais utilizada em aromaterapia, porque envolve o toque e a comunicação entre a mãe e o bebê. Mas podemos utilizar também na forma de inalação.

ATENÇÃO: DICAS DE SEGURANÇA

– Mantenha sempre os óleos essenciais longe das crianças.

– Não utilize óleo essencial puro na pele da criança, mesmo quando for aplicá-los na água do banho. Eles devem ser sempre diluídos em óleo vegetal.

– Famílias químicas desaconselháveis para crianças: fenóis, cetonas monoterpênicas, éteres, aldeídos aromáticos. Ex: anis estrelado, erva doce, funcho, cânfora, arruda, orégano, entre outros.

– Nunca utilize óleos essenciais por conta própria em bebês abaixo de três meses de idade;

– É desaconselhável o uso de óleos essenciais concomitantemente ao uso de antibióticos;

– Em caso de irritação cutânea, retire o excesso do óleo essencial com um algodão e aplique óleo vegetal (amêndoas, semente de uva, por exemplo) abundantemente sobre a região afetada;

– Já em caso de alergia inalatória, tirar a criança do contato olfativo com o óleo essencial.

– Em caso de ingestão acidental de óleos essenciais não induza o vômito ou dê comida ou bebida para a criança. Procure imediatamente um serviço de emergência para socorro médico.

Diluições

Uso tópico (massagens com creme ou óleos vegetais/sabonetes)

0,5% a 2% no máximo – para bebês entre 3 a 12 meses.

Máximo de 5% – para crianças de 1 a 3 anos

Máximo de 10% – para crianças de 3 a 12 anos

Inalação

Borrifador com água até 50% de óleos essenciais

Difusor de ambientes – 5 a 10 gotas sempre com um pouquinho de água

Dicas para situações comuns em bebês e crianças

Cessar o choro do bebê (diluição de 1%)

Misture 5 gotas de gerânio + 5 gotas de lavanda + 5 gotas de ylang ylang em 60ml de óleo de amêndoa doce. Massageie o corpo do bebê. Outra opção é colocar 5 gotas de qualquer um dos seguintes óleos no aromatizador e cobrir com água: cipreste, gerânio, lavanda ou ylang ylang.

Cólicas do bebê (diluição de 0,5%)

Além de fazer os procedimentos de costume, como deitar o bebê de bruços, fazer exercício com as pernas contraindo a barriga, ou compressa de água morna, misture 2 colheres de sopa de óleo vegetal de amêndoa doce + 1 gota de lavanda + 1 gota de gerânio. Aplique na região do abdômen e nas costas, massageando.

Constipação (diluição de 2%)

Misture 15 gotas de gengibre + 15 gotas de laranja doce em 60ml de óleo vegetal de germe de trigo. Massageie a região do abdômen e os pés.

Digestão lenta (diluição de 1 a 2%)

Dilua 20 gotas de laranja doce em 60ml de óleo vegetal. Massageie os pés e a região do abdômen. Para bebês e crianças.

Dor de ouvido (diluição de 2%)

Dilua 60ml de óleo de copaíba + 20 gotas de lavanda + 10 gotas de tea tree. Coloque em um cotonete e aplique em volta do ouvido, na região externa e atrás da orelha. NÃO APLICAR DENTRO DO OUVIDO, APENAS NA BORDA EXTERNA DO CANAL AUDITIVO.

Febre (diluição de 2%)

Dilua 60ml de óleo de amêndoa doce + 30 gotas lavanda. Massageie o pescoço, costas, pés e atrás da orelha.

Gripe (diluição de 2%)

Na banheira, dilua 3 gotas de limão tahiti + 2 gotas tea tree em 1 colher de sopa de óleo de semente de uva. Misture bem na água da banheira. Ou use sabonete com esses óleos sempre seguindo a tabela de diluição.

Icterícia (diluição de 1 a 2%)

Dilua 10 gotas de gerânio + 5 gotas de tangerina + 5 gotas de alecrim em 60ml de óleo de germe de trigo. Aplique na região.

Resfriado (diluição de 1%)

Misture 2 colheres de sopa de óleo de semente de uva + 2 gotas de tea tree + 1 gota de limão tahiti* + 1 gota de alecrim. Massageie o pescoço e o peito do bebê. Faça isso 2 vezes ao dia. Para bebês e crianças.

Soluço (diluição 2%)

Acrescente 5 gotas de tangerina no aromatizador elétrico e cubra com água ou dilua uma gotinha em 5ml de óleo de côco e aplique na sola dos pés e massageie.

Sono tranquilo (diluição de 1 a 2%)

Acrescente 5 a 6 gotas de lavanda em 1 colher de sopa de óleo de semente de uva. Misture bem na água da banheira. Outra dica é pingar 5 gotas de laranja ou lavanda no aromatizador elétrico e complete com água. Ou fazer massagem com 1colher de sopa de óleo de semente de uva e 2 gotas de óleo de lavanda.

As dicas compartilhadas podem ser usadas com segurança, porém, em caso de dúvida, procure sempre um profissional aromaterapeuta.

Gostou dessa dica? Para receber mais dicas sobre saúde, beleza e tratamento com óleos essenciais basta seguir nossa página nas principais redes sociais:
https://www.facebook.com/flordelotusaroma
https://www.instagram.com/flordelotusaroma

Confira essa dica nosso fluido para troca de fraldas, excelente para prevenir e tratar assaduras de bebês.
Visite também os produtos naturais em nossa loja

Comments are closed.