Apesar de não estarmos oficialmente no inverno, já durante o outono as temperaturas oscilam muito e, com essas mudanças e diminuição da umidade do ar, fica muito propício para determinadas doenças aparecerem. Afinal de contas, as mudanças bruscas de temperatura fazem com que o sistema imunológico, principalmente de crianças e idosos, fique mais suscetível a doenças. Assim, a dica é experimentar o uso de alguns óleos essenciais para o inverno que podem ajudar na prevenção e até tratar alguns males.
No inverno temos mais propensão a ter gripes, resfriados, problemas respiratórios, amigdalite, sinusite, faringite e bronquite. E com o uso de alguns óleos podemos estimular nosso sistema imunológico.
Seguem as dicas de óleos essenciais para o inverno:
1. Eucalipto Globulus
Potencial descongestionante respiratório, alivia os sintomas da tosse, sinusite e rinite. Excelente na expectoração do muco em caso de bronquite e tosse com catarro. É desinfetante aéreo ambiental e antiviral.
Fortalece a respiração.
2. Melaleuca
Antibacteriano, antiviral, antifúngico, anti-infeccioso, imunoestimulante. Potencial febrífugo e desinfetante aéreo. Este óleo é conhecido como Tea Tree e é um dos melhores óleos essenciais para rinite, sinusite e também poderoso para infecções respiratórias em geral.
3. Hortelã-Pimenta
Com efeito antibacteriano e antiviral é coadjuvante no alívio dos sintomas de gripes, resfriados, sinusite, bronquite e rinite alérgica e também em casos de fadiga e cansaço decorrentes dessas doenças.
4. Limão
Antimicrobiano aéreo. Coadjuvante na prevenção de infecções respiratórias, doenças contagiosas e epidemias.
É um dos mais poderosos para melhorar a atividade do sistema imunológico.
5. Anis Estrelado
Possível antisséptico, antimicrobiano, podendo trazer alívio ao mal estar respiratório de resfriados e gripes. Coadjuvante nos cuidados ao alívio de espasmos de tosse e asma.
6. Tomilho
Potencial anti-infeccioso, antimicrobiano. Útil para combater as bactérias, vírus e fungos. É estimulante da imunidade. Coadjuvante em casos de dores musculares decorrentes de gripes e resfriados. Excelente nos cuidados de infecções respiratórias em geral.
7. Ravensara
Potencial antiviral e anti-infeccioso. Útil em afecções respiratórias, febre, gripe, bronquite, sinusite, rinite, congestão nasal e catarro. É imunoestimulante.
Como usar os óleos essenciais?
Os óleos essenciais são extremamente concentrados, devendo ser diluídos para serem aplicados na pele.
As formas de uso dos óleos são: massagens no peito, nas costas, nas têmporas ou em outras áreas afetadas, conforme a finalidade. Inalação com algumas gotas na água quente, pingar umas gotas em um lencinho de papel e respirar, são outras opções de uso. Também podem ser usados na aromatização do ambiente, escalda pés e banho de imersão.
Por exemplo, em inalações, são indicados especialmente para favorecer a eliminação de muco e aliviar a tosse. No banho para aliviar a sinusite. E em caso de massagens, o óleo essencial deve sempre ser diluído em algum óleo vegetal apropriado, e é geralmente indicado para alívio de tosses e dores no corpo.
Gostou dessa dica? Para receber mais dicas sobre saúde, beleza e tratamento com óleos essenciais basta seguir nossa página nas principais redes sociais:
https://www.facebook.com/flordelotusaroma
https://www.instagram.com/flordelotusaroma
Visite também os produtos naturais em nossa loja