Também chamado de Vishuddha, o chakra laríngeo está localizado na base da laringe na garganta. Sua cor é azul claro.
Corresponde ao elemento éter. A função dos sentidos é o da audição e a glândula correspondente é a tireoide.
Este centro de energia nasce na altura da vértebra cervical na garganta, bem na base da laringe. A nuca, queixo, ouvidos, órgãos da voz, traqueia, brônquios, região pulmonar superior, esôfago e braços influenciam no funcionamento deste ponto energético e vice-versa.
É o nosso centro da vontade – tanto a vontade pessoal quanto a manifestação da vontade divina. É aqui que fazemos escolhas. Esse chakra é a porta da comunicação, criatividade, inspiração e expressão do nosso potencial no mundo.
É uma ponte entre o sexto chakra (pensamento) e o quarto chakra (sentimentos). O chakra laríngeo liga a nossa capacidade de reagir mentalmente com a nossa capacidade de reagir emocionalmente, para que sejamos capazes de fazer nossas escolhas de forma equilibrada, com razão e emoção.
O chakra laríngeo também está associado com as orelhas. Neste chakra somos capazes de ouvir nossa própria voz interior, de compaixão e conhecimento. Nós também podemos ouvir a voz divina, a maior fonte de sabedoria e de verdade. Sabendo ouvir ambas as vozes, podemos alcançar independência e liberdade – liberdade do medo e do julgamento alheio.
Este chakra também permite que nos expressemos em voz alta. É a expressão externa de todo o nosso potencial.
O mau funcionamento deste chakra costuma gerar muita dificuldade de expressão, tornando a pessoa retraída, insegura, vitimizada.
A pessoa não vivencia nada para não correr riscos de não ser aprovada.
O desequilíbrio do Chakra Laríngeo costuma perturbar a comunicação entre a mente e o corpo. A culpa e medo inconscientes são bem comuns neste caso, acabam impedindo a espontaneidade e causando muita dificuldade em entrar em contato com seus sentimentos mais profundos. Pode também desenvolver tanta vergonha de suas percepções internas que o convívio social fica prejudicado por medo da opinião dos outros.
Quando o quinto chakra está equilibrado, somos capazes de falar com confiança e verdade. Nos expressamos com total liberdade, criatividade e segurança. Também nos sentimos à vontade de assumir nossos conhecimentos, sentimentos e fraquezas. Desenvolvemos nele a capacidade de ouvir com generosidade e o acolhimento amoroso das ações mais delicadas que acabam promovendo maior independência de expressão e uma profunda alegria.

Quando os óleos essenciais são indicados?
Desequilíbrio: Quando há pouca energia em circulação nesse chakra, podem aparecer sintomas como problemas vocais, vergonha de falar em público e dificuldade em se fazer entender. Para contornar esses problemas indicamos os óleos essenciais de erva doce (funcho), alecrim, menta piperita (hortelã pimenta) e eucalipto globulus. Eles promovem confiança e entusiasmo, e estimulam a comunicação através da fala.
Excesso: Já quando a energia desse chakra está exacerbada, é comum que a pessoa fale muito, se exponha demais. E para normalizar essa energia, os óleos essenciais de patchouli e limão siciliano. Ele traz a certeza profunda de que esse tipo de exposição não é necessária, de que a opinião do outro sobre nós não é tão importante quanto a nossa própria. E com isso ele promove o amadurecimento nesse campo das aparências.
Equilíbrio: E os óleos essenciais de cipreste e sândalo são os escolhidos quando falamos em reequilíbrio desse chakra. Eles trazem compreensão das leis universais de causa e efeito, e promovem flexibilidade para a teimosia e a rigidez.

Como aplicar os óleos essenciais para reequilibrar o chakra laríngeo?
O uso do Reiki é a principal forma de reequilíbrio, mas as massagens no sentido horário sobre o ponto também são muito indicadas. No caso do chakra laríngeo, faça a massagem na região da garganta e nuca.
Para essas duas formas de tratamento, utilize 10mL do óleo vegetal de sua preferência e 2 gotas do óleo essencial indicado para a ação necessária.
Uma outra forma de harmonizar o chakra é através da meditação. Coloque quatro gotas do óleo essencial indicado no difusor de ambiente e prepare o espaço para a sua prática, com uma música de fundo e iluminação indireta.
- Eu me expresso com integridade.
- Me comunico com eficácia com todas as pessoas que encontro.
- Eu permito que o mundo me conheça.

Ou simplesmente visualizar o chakra sendo reestabelecido e emanando sua cor característica: o azul claro.

Já começou a reequilibrar seus chakras com a ajuda dos óleos essenciais? Comenta aqui pra gente.
Acompanhem nossa série. Cada dia falaremos sobre um chakra diferente e como reequilibrá-lo com o uso de óleos essenciais.
Gostou dessa dica? Para receber mais dicas sobre saúde, beleza e tratamento com óleos essenciais basta seguir nossa página nas principais redes sociais:
https://www.facebook.com/flordelotusaroma
https://www.instagram.com/flordelotusaroma
Visite também os produtos naturais em nossa loja