Dor, inchaço abdominal, excesso de gases e períodos de prisão de ventre ou diarreia são sinais de inflamação das vilosidades intestinais. Para algumas pessoas nessas condições os óleos essenciais podem auxiliar no alívio dos desconfortos e até mesmo controlar o aparecimento dos sintomas da síndrome do intestino irritável.
Estes sintomas geralmente pioram devido a várias causas, que vão desde situações de estresse até à ingestão de alguns alimentos.
A ingestão de pão, café, chocolate, álcool, refrigerantes, processados, leite e derivados, dieta rica em proteínas ou fibras, e alimentos gordurosos pioram os desconfortos. Além, é claro, de períodos de estresse e ansiedade.
Dessa forma, apesar dessa síndrome não ter cura, pode ser controlada com alterações na alimentação e diminuição dos níveis de estresse, por exemplo. Só nos casos em que os sintomas não melhoram com algumas alterações no dia-a-dia é que o gastroenterologista pode recomendar o uso de remédios para diminuir a inflamação e aliviar os sintomas.
O mais importante quando se descobre a síndrome do intestino irritável consiste em identificar o que piora ou provoca sintomas, para que alterações sejam feitas e o desconforto seja evitado.
Mas como melhorar os sintomas da Síndrome do Intestino Irritável com óleos essenciais?
Como as causas da SII não são completamente compreendidas e são multifatorais temos vários óleos essenciais que podem auxiliar na prevenção e controle dos sintomas.
O mais conhecido é o óleo de hortelã pimenta que contém L-mentol responsável por bloquear os canais de cálcio no músculo liso. Isso produz um efeito antiespasmódico no trato gastrointestinal, diminuindo as contrações na parede do intestino. Também tem propriedades anti-inflamatórias e pode apoiar o sistema imunológico.
O óleo de anis estrelado também proporciona alívio nos espasmos, cólicas, gases e é um excelente digestivo.
Assim como o anis, o óleo de funcho é útil para a digestão, eliminação de gases, combate vermes e fungos, tem potencial anti-inflamatório e acalma cólicas.
Temos também, o óleo de manjericão doce e o óleo de tangerina com potencial antiespasmódico e digestivo. Atenuam cólicas intestinais e gases, além de serem coadjuvantes nos cuidados com a indigestão nervosa.
Já o óleo de gengibre é auxiliar na flatulência, indigestão e constipação. Além de ser anti-inflamatório e analgésico. Assim, como o óleo de coentro.
Como a SII pode ser causada por ansiedade e estresse temos como opção o óleo de camomila romana que além de ser calmante do sistema nervoso, ameniza o estresse e fragilidade emocional. Também possui potencial antiespasmódico e anti-inflamatório, acalmando as cólicas. Ameniza também os sintomas de náuseas, vômito e diarreia.
Outras opções para controle da ansiedade e do estresse são os óleos de lavanda, laranja doce, manjerona, tangerina e ylang ylang.
Como usar os óleos essenciais no controle da síndrome do intestino irritável?
As formas mais seguras para o uso dos óleos essenciais são inalatória e tópica.
Na forma inalatória, escolha um dos óleos indicados ou até mesmo faça um blend entre eles e coloque do colar aromático ou no difusor de ambiente. Inale de 3 a 4x ao dia.
Já a forma tópica é necessária fazer a diluição do óleo essencial em algum óleo vegetal como de semente de uva por exemplo. Você pode usar na concentração de até 5% em alguns casos, mas é sempre bom conversar com seu aromaterapeuta e seu médico.
Aromaterapia pode ser uma maneira agradável de introduzir a cura em seu corpo.
Gostou dessa dica? Para receber mais dicas sobre saúde, beleza e tratamento com óleos essenciais basta seguir nossa página nas principais redes sociais:
https://www.facebook.com/flordelotusaroma
https://www.instagram.com/flordelotusaroma
Visite também os produtos naturais em nossa loja