A queda de cabelo é um problema que tem crescido muito nos últimos tempos. Nós perdemos cerca de 100 fios de cabelos diariamente, é normal que isso aconteça! Porém, você deve procurar tratamento quando acontece em excesso, isso pode ser notado no chuveiro e roupas, por exemplo.
Sabemos que a queda de cabelo pode ser provocada por diversos fatores, mas um dos fatores que mais contribui para que isso aconteça está relacionado com a exposição do nosso corpo aos radicais livres, os quais provocam um envelhecimento acelerado das células e, por consequência, a degeneração do folículo capilar, além de alterações hormonais, hipotireoidismo e desequilíbrios emocionais.
Outra das principais causas da calvície é o excesso de sebo presente no couro cabeludo, assim como a presença do DHT (hormônio responsável pela queda de cabelo, principalmente nos homens).
Atualmente, o tratamento mais comum é o uso de minoxidil. Entretanto, esta droga possui muitos efeitos colaterais negativos como coceira, dor de cabeça e oleosidade.
Na aromaterapia, o óleo essencial de Alecrim pode ser um bom tratamento coadjuvante para tratamentos capilares.
Um dos diferenciais é que o Óleo Essencial de Alecrim tem propriedades hidratantes, assim o cabelo fica macio e com brilho, diferente do minoxidil que deixa o cabelo áspero e opaco.
O alecrim é extremamente rico em antioxidantes, os quais combatem os radicais livres, sendo, portanto uma boa opção para os cabelos.
No couro cabeludo, as propriedades do alecrim ajudam no combate à caspa, além de promover o crescimento dos fios.
É certo que o alecrim tem propriedades antisseborreicas e diversos estudos internacionais provaram que também pode diminuir a ação hormonal do DHT, responsável pela calvície.
Felizmente, vários estudos têm mostrado a capacidade do Óleo Essencial de Alecrim em melhorar a perfusão dos capilares sanguíneos.
Deste modo podemos dizer que o alecrim é bom tanto para regenerar, tratar a queda e estimular o crescimento do cabelo.
Como utilizar o óleo essencial de alecrim nos cabelos?
Você pode diluir a concentração de Óleo Essencial de Alecrim de 2 a 5% em óleo vegetal carreador.
Pode ser usado no cabelo seco, ou no cabelo molhado. Evite usar no comprimento dos fios, use somente no couro cabeludo.
Uma receitinha com concentração de 3% (Dose segura)
1colher de sopa ou 10ml de óleo de jojoba ou de rícino
6 gotas de óleo essencial de alecrim
Obs: em caso de calvície ou queda muito acentuada você pode aumentar a concentração para 5%. Neste caso seriam 10 gotas de óleo de alecrim para cada 10ml de óleo carreador.
Misture e aplique em todo couro cabeludo, massageie para penetrar o produto por pelo menos 2 minutos.
Fazer essa massagem com alecrim 3 vezes por semana. Prolongue o tratamento por 6 meses para notar uma visível diferença.
Apesar das inúmeras propriedades terapêuticas do óleo essencial de alecrim, seu uso é contraindicado durante a gravidez, em crianças com menos de sete anos, epiléticos e hipertensos.
Gostou dessa dica? Para receber mais dicas sobre saúde, beleza e tratamento com óleos essenciais basta seguir nossa página nas principais redes sociais:
https://www.facebook.com/flordelotusaroma
https://www.instagram.com/flordelotusaroma
Visite também os produtos naturais em nossa loja