Por causa da epidemia do coronavírus muitas pessoas estão perguntando da eficácia da Aromaterapia e dos óleos essenciais para aumentar a imunidade e se proteger de vírus em geral.
O ataque de vírus, bactérias, fungos e outros parasitas que invadem os organismos humanos, provoca doenças infecciosas e contagiosas. Resfriado, gripe, varicela, herpes zóster, herpes, hepatite, mononucleose infecciosa … são alguns exemplos de doenças virais relativamente comuns. Doenças mais graves, como por exemplo AIDS, SARS, gripe aviária, Ebola, varíola e agora o tão famoso Coronavírus… também são causadas por vírus.
Mas o que são vírus?
Os vírus são simples e pequenos, formados basicamente por uma cápsula proteica envolvendo o material genético, o qual pode ser o DNA, RNA ou os dois juntos.
O vírus sozinho não oferece riscos, mas tem a capacidade de se ligar a uma célula. Para se reproduzir precisa estar hospedado em alguma célula, tomando conta dela e a partir daí se espalha.
As infecções virais são uma ameaça mundial, em primeiro lugar devido à falta de tratamentos efetivos disponíveis e em segundo devido à sua resistência.
Como os vírus agem?
Devido à porosidade da mucosa inflamada, todos os agentes infecciosos que se comportam como antígenos, ou seja, toda substância estranha ao organismo que desencadeia a produção de anticorpos, atingem a circulação sanguínea e criam distúrbios imunológicos enquanto induzem uma queda de nossas defesas naturais. Todas essas infecções crônicas e outros antígenos podem dar lugar a sintomas muito graves ao nível das articulações, do cérebro, do sistema respiratório e do sistema cardiovascular. Contudo, felizmente, dispomos dos óleos essenciais capazes de neutralizar esses intrusos e nos proteger de vírus, assim como terapias capazes de restituir o equilíbrio imunológico, ou seja, aumentar a imunidade.
Quais óleos são indicados para essa prevenção?
- Tea tree (Melaleuca Alternifolia) : Antifúngico, anti-infeccioso, antisséptico, antiviral, bactericida, estimula o sistema imunológico, radioprotetor. Assim, é considerado um dos óleos essenciais mais poderosos como antiviral.
- Eucalipto Globulus: Antibacteriano, antifúngico, antiviral, mucolítico, expectorante, descongestionante das vias respiratórias.
- Bergamota: Antisséptico, antifúngico, imunoestimulante.
- Limão Siciliano: Poderoso imunoestimulante. Antimicrobiano aéreo. Coadjuvante na prevenção de infecções respiratórias, doenças contagiosas e epidemias.
- Lemongrass (Capim Limão): forte ação antimicrobiana e repelente de insetos.
- Tomilho Qt Timol: Antibacteriano, antifúngico, antiviral, mucolítico, expectorante, broncodilatador, imunoestimulante, neurotônico, ou seja, dá vigor ao sistema nervoso.
- Ravintsara (Cinnamomum Camphora QT Cineol): Antiviral muito eficaz, anti-infeccioso, antibacteriano, antifúngico e estimulante imunológico, mucolítico, expectorante e neurotônico.
Mas como podemos nos beneficiar de forma segura, usando os óleos corretamente?
A melhor forma de usar os óleos é por meio da inalação. Assim, o colar aromático ou difusor pessoal pode ser a melhor opção.
O difusor de ambientes também pode ser uma alternativa para casa e ambientes de trabalho.
Outra dica é fazer uma loção antisséptica para as mãos.
Receita:
50ml de álcool gel ou creme base neutro
15 gotas de Tea Tree
12 gotas de Eucalipto Globulus
6 gotas de Lemongrass
Misture bem e use diariamente para higienizar as mãos.
Contudo, lembre-se sempre que a melhor forma de utilizar os óleos essenciais é consultando um aromaterapeuta, que é o profissional que pode te ajudar na escolha dos melhores óleos para você. Muitos óleos têm contra indicações e não podem ser usados por crianças, gestantes e idosos.
Gostou dessa dica? Para receber mais dicas sobre saúde, beleza e tratamento com óleos essenciais basta seguir nossa página nas principais redes sociais:
https://www.facebook.com/flordelotusaroma
https://www.instagram.com/flordelotusaroma
Visite também os produtos naturais em nossa loja