aromaterapia: óleos essenciais para equilíbrio do chakra plexo solar

O Chakra Plexo Solar

O plexo solar é o terceiro chakra, e localiza-se na região logo acima do umbigo, próximo ao estômago. E está relacionado com as emoções.

Também chamado de Manipura, sua cor é o amarelo dourado como o Sol e representa o nosso centro de força e de vitalidade.

Esse chakra é a porta que reúne informações, sentimentos e percepções, e depois os espalha, movimentando todo o corpo. Diz muito sobre a personalidade do indivíduo. Através dele, nossa energia emocional flui para o exterior.

O chakra plexo solar está diretamente ligado aos órgãos relacionados ao sistema digestivo: estômago, fígado, baço, pâncreas, vesícula biliar, sistema nervoso vegetativo. Diz respeito ao nosso apetite e a forma como digerimos desde alimentos em geral até as questões emocionais. Enquanto o sistema digestivo consome e digere as impressões materiais, o cérebro, citado aqui como consciência, digere e consome as impressões imateriais do mundo.

É no plexo solar que moram nossos desejos e todas as nossas simpatias e antipatias. Sabe aquela pessoa que você não simpatiza?

Esta emoção é registrada neste centro de energia. Se a relação for conflituosa, pode inclusive alterar o funcionamento do sistema digestivo, afetando diretamente algum órgão, adoecendo o corpo físico.

De forma geral, há certas características que nos dão pistas sobre desequilíbrios nesse chakra. Sempre é necessário olhar a pessoa integralmente ao fazer esse tipo de análise.

plexo1 - O Chakra Plexo Solar
Quais óleos essenciais são indicados?
  • Uma pessoa autoritária, ou que é voltada para as emoções e prazeres imediatos possivelmente possui alta energização desse chakra. O óleo essencial de lemongrass faz o contraponto necessário, acolhe, constrói a segurança para que o indivíduo não tenha a necessidade de ficar sempre demonstrando suas qualidades.
  • Quando o chakra plexo solar está enfraquecido, revela carência psicológica, baixo magnetismo, suscetibilidade emocional, rancor e a possibilidade de doenças crônicas. Muitas vezes revela a personalidade de quem se doa demais, ou é muito permissivo com as pessoas de sua confiança, outra característica de falta de energia desse chakra. Para energizar o plexo solar, os óleos essenciais indicados são bergamota, limão siciliano e laranja doce. Eles incentivam a comunicação clara, e a conseguirmos falar as coisas que nos afligem. Nos dão controle emocional e trabalham o sentimento de rejeição.
  • Já quando precisamos de um reequilíbrio nesse chakra, o auxílio vem dos óleos essenciais de cardamomo, anis estrelado, funcho doce e manjericão. Eles ajudam a digerir situações emocionais e físicas, promovem a energia vital e trazem inspiração para o novo.
plexo4 - O Chakra Plexo Solar
Como usar a aromaterapia para o chakra plexo solar

O uso do Reiki é a principal forma de reequilíbrio, mas as massagens no sentido horário sobre o ponto também são muito indicadas. No caso do terceiro chakra, faça a massagem na região central entre o umbigo e o início das costelas.

Para essas duas formas de tratamento, utilize 10mL do óleo vegetal de sua preferência e 2 gotas do óleo essencial indicado para a ação necessária.

Uma outra forma de harmonizar o chakra é através da meditação. Coloque quatro gotas do óleo essencial indicado no difusor de ambiente e prepare o espaço para a sua prática, com uma música de fundo e iluminação indireta.

Você pode seguir as afirmações de meditação:

1. Eu me aceito e me sinto emponderado.

2. Tenho o suficiente e sou suficiente.

plexo3 - O Chakra Plexo Solar

Ou simplesmente visualizar o chakra sendo reestabelecido e emanando sua cor característica: o amarelo.

plexo2 - O Chakra Plexo Solar

Já começou a reequilibrar seus chakras com a ajuda dos óleos essenciais? Comenta aqui pra gente.

Acompanhem nossa série. Cada dia falaremos sobre um chakra diferente e como reequilibrá-lo com o uso de óleos essenciais.

Gostou dessa dica? Para receber mais dicas sobre saúde, beleza e tratamento com óleos essenciais basta seguir nossa página nas principais redes sociais:
https://www.facebook.com/flordelotusaroma
https://www.instagram.com/flordelotusaroma
Visite também os produtos naturais em nossa loja

Comments are closed.