como-utilizar-oleos-essenciais

Formas de utilizar os óleos essenciais

Apesar de muitos acreditarem que só podemos utilizar a Aromaterapia através da inalação, existem várias maneiras de se utilizar os óleos essenciais e aproveitar seus benefícios.

A forma de utilização varia de acordo com o objetivo terapêutico, o óleo essencial escolhido e as especificidades de quem está sendo tratado.

Lembre-se, não existe um único tratamento que irá funcionar para 100% das pessoas, portanto sempre permita-se experimentar.

As principais formas de utilizar a aromaterapia são:

1)Tópica

A aplicação tópica é o processo de colocar o óleo essencial em contato com a pele, cabelo, boca,dentes, genitálias, ouvido e unhas.

É extremamente recomendado diluí-los em bases carreadoras, como por exemplo, os óleos vegetais de coco, amêndoas doces, avelã, jojoba, rosa mosqueta, dentre outros, uma vez que os óleos essenciais são extremamente concentrados e poderosos, e o seu uso contínuo não diluído pode provocar sensibilização na pele.

É sempre importante atentar-se para não utilizar os óleos essenciais dermo cáusticos que podem causar danos (irritações) para a pele.

Outro fator que devemos levar em consideração ao utilizar um óleo essencial de forma tópica é que alguns deles podem gerar queimaduras e manchas se a pele for exposta ao sol após a aplicação (fototoxicidade).

Porém, algumas empresas produzem estes óleos essenciais livres de furanocumarinas (LFC).

Dessa forma, estes óleos passam a não oferecer danos à pele, mesmo com exposição solar.

Subdividimos a forma tópica em:

Aplicação direta

É a utilização de óleos essenciais diretamente no local afetado, muito usada em picadas de mosquitos, acnes, furúnculos e abscessos.

Massagem

É uma estimulação muito eficaz da pele, músculos e tecidos conjuntivos, através de técnicas que promovem o relaxamento, a energização e o equilíbrio da saúde.

Outras formas de utilizar os óleos essenciais

São através de compressas, escalda pés, banhos de imersão ou com sabonetes feitos com óleos essenciais, banhos de assento, bochecho e gargarejo.

2) Inalação

A inalação é o processo de absorção dos óleos essenciais através da difusão atmosférica. É muito poderosa por afetar a memória, os hormônios e as emoções através do sistema olfativo, assim como em tratar desordens como sinusite, rinite, laringite, bronquite e pneumonia.

A maneira mais simples e efetiva de difundir um óleo essencial no ambiente é com a ajuda de um difusor a frio (ultrassônico) ou a calor (elétrico ou vela) ou até mesmo no colar aromático.

Subdividimos a forma inalatória em:

Inalação direta

É a maneira mais simples de usar óleos essenciais para tratar o humor e as emoções. A inalação pode ser feita no próprio frasco.

Vaporização

O óleo essencial é colocado em um recipiente com água quente e ele evapora rapidamente com o calor e penetra pelo sistema olfativo. Uma dica é cobrir a cabeça com uma toalha ou um pano para criar uma espécie de sauna.

Perfume

Utilizar os óleos essenciais como perfumes pode fornecer um excelente suporte emocional e físico, além de um aroma delicioso.

3) Interno

O uso interno é o processo de ingerir ou internalizar um óleo essencial no corpo.

Muitas vezes são manipuladas cápsulas com óleos essenciais e óleos vegetais para ingestão, ou supositórios, por exemplo.

Outra forma interessante é na culinária, aromatizando molhos e azeites.

Porém, o uso interno ainda gera muita polêmica pois a Anvisa libera o uso de óleos essenciais, até a presente data, apenas com registro na indústria cosmética.

Outro motivo é que somente óleos essenciais 100% puros, naturais e completos podem ser usados para uso interno, uma vez que muitas empresas ainda comercializam óleos adulterados ou falsificados no Brasil.

Então, como sabemos os óleos essenciais são permeáveis, e conseguimos excelentes resultados pelo seu uso tópico ou inalatório.

Gostou dessa dica? Para receber mais dicas sobre saúde, beleza e tratamento com óleos essenciais basta seguir nossa página nas principais redes sociais:
https://www.facebook.com/flordelotusaroma
https://www.instagram.com/flordelotusaroma
Visite também os produtos naturais em nossa loja

Comments are closed.