varizes-e-oleos-essenciais

Óleos essenciais no tratamento das varizes

As varizes são veias dilatadas, mais grossas e escuras, que geralmente surgem em maior quantidade nas pernas e pés, causando desconforto estético e, em determinados casos, causam dor, inchaço, sensação de peso, coceira e até embolia. E os óleos essenciais são ótimos aliados na prevenção e no controle dos sintomas das varizes.

Os fatores que favorecem o aparecimento das varizes são o excesso de peso, obesidade, gravidez, uso de pílulas anticoncepcionais, desequilíbrio hormonal, menopausa, idade avançada, predisposição genética, sedentarismo, tabagismo, passar muito tempo em pé ou sentado, estresse, algumas doenças e insuficiência cardíaca.

Os tipos de tratamentos mais conhecidos são a laser, escleroterapia com espuma e cirurgia. Entretanto, se no seu caso esse problema ainda não for muito acentuado, os óleos essenciais podem ser usados para aliviar as dores, eliminar os sinais externos e melhorar a circulação.

Os óleos essenciais estimulam o sistema linfático, favorecem a circulação sanguínea, são tonificantes, anti-inflamatórios, fortalecem as paredes dos vasos e eliminam a sensação de peso nas pernas.

Óleo Essenciais indicados no tratamento das varizes

Entre os óleos com propriedades para ajudar no tratamento das varizes, podem ser destacados:

  • Alecrim: é anti-inflamatório e vai favorecer a circulação sanguínea, reduzir o inchaço, ainda é ótimo para hidratar a pele, é antioxidante e alivia o estresse;
  • Cipreste: age aliviando e reduzindo o aparecimento das varizes através de propriedades anti-inflamatórias, estimula o fluxo sanguíneo e desinflama as veias;
  • Copaíba: vai estimular a circulação sanguínea, auxilia na lubrificação das artérias e veias, é anti-inflamatório, ajuda a prevenir as varizes e deixa a pele lisa e macia;
  • Hortelã-pimenta: também é um potente estimulante circulatório, auxiliando no tratamento das varizes, alivia cansaço e é um analgésico natural, é energizante, trata o estresse e problemas do sistema nervoso;
  • Limão Siciliano ou Tahiti: estimula a microcirculação, hidrata a pele com varizes, e estimula a circulação.
  • Patchouli: é anti-inflamatório, descongestionante venoso, hidrata a pele e melhora a coceira.
  • Sálvia: é anti-inflamatório, aumenta a resistência das veias e melhora a circulação.
  • Sândalo: ajuda a descongestionar os vasos linfáticos e venosos, hidrata a pele e melhora a circulação.
  • Vetiver: é tônico venoso, aumentando a resistência das veias, hidrata a pele e estimula a circulação.

Tratando varizes com óleos essenciais

O tratamento pode ser feito através de uso tópico, em banhos, escalda pés, massagens e compressas.

Dica de receita:

  • 10 ml de óleo vegetal de girassol
  • 5 gotas de óleo essencial de patchouli
  • 5 gotas de óleo essencial de cipreste

Misture bem e faça massagem suave nas pernas e pés diariamente.

Atenção: Mesmo conhecendo os benefícios de cada óleo essencial, é importante consultar um médico para realizar o acompanhamento e/ou um tratamento medicamentoso concomitante.

Gostou dessa dica? Para receber mais dicas sobre saúde, beleza e tratamento com óleos essenciais basta seguir nossa página nas principais redes sociais:
https://www.facebook.com/flordelotusaroma
https://www.instagram.com/flordelotusaroma
Visite também os produtos naturais em nossa loja

Comments are closed.